quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Web 2.0 e a Programação

Para quem vive hoje no mundo na informática, seja ele como profissional da área ou como usuário, sabe que as coisas estão mudando de maneira muito rápida, não é de hoje que os softwares estão començando a ser desenvolvidos para rodarem em um ambiente web, ou seja, serem usados através da internet. Mas para que tudo isso funcione corretamente, foi necessário a união de várias tecnologias que tornassem a experiência do usuário mais rica, intuitiva, com interfaces rápidas, bonitas e que sejam fáceis de usar.O AJAX, Javascript e o PHP, por exemplo, estão com muita força no mercado suprindo esta necessidade de uma programação simples e modular. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros.

Métodologias e conceitos como o Getting Real (metodologia de produção utilizada pela equipe da 37signals [pequena equipe que cria software simples e focado] que prega a construção de softwares pulando todas as etapas que representam a realidade - como wireframes, documentação de especificação, gráficos, etc - partindo direto para o que é realidade) e Agile (conjunto de práticas para desenvolver e ajudar outros a desenvolver software) tem-se popularizado entre as empresas que desenvolvem aplicativos ditos "Web 2.0", termo esse que foi usado pela primeira vez em Outubro de 2004 pela O´Reilly Media como nome de uma série de conferências sobre o tema, popularizando-se rapidamente a partir de então. Tim O´Reilly definiu que :

"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva"

A Web 2.0 propõe uma experiência de uso semelhante ao de aplicativos para desktop, fazendo combinações de tecnologias que incluem Web Services APIs, AJAX, Web syndication entre outras. Técnologias estas que aumentaram a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web, proporcionando que usuários que não tinham um conhecimento necessário publicaseem e consumissem informações de forma rápida e constante. Blogs como este e Wikis são grandes expoentes dessa nova forma de se usar a internet.

A Web 2.0 permitiu ainda o desenvolvimente de interfaces ricas, completas e funcionais, sendo que alguns aplicativos Web são considerados por muitos como "desktops on-line" proporcionando ao usuário um ambiente de trabalho completamente baseado na WWW, acessível de qualquer computador com conexão a internet.

Terminando este pequeno resumo sobre este assunto que já está tão vasto e vem crescendo cada dia mais, podemos dizer em um futuro não muito distante que a Web será a plataforma e o software apenas um serviço.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

Nenhum comentário: